Languages

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Eros Impuro discute abuso sexual em Rio Branco


Petrobras apresenta


EROS IMPURO, do coletivo CRIATURAS ALARANJADAS,
discute a delicada temática do abuso sexual contra crianças.
Com JONES DE ABREU. Direção e dramaturgia: SÉRGIO MAGGIO.

Um dos projetos contemplados no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, espetáculo brasiliense faz quatro sessões gratuitas no Teatro Sesc Arena, em Rio Branco. Montagem segue atrelada a atividades formativas
Depois de passar em Porto Velho e Macapá, movimentando público de 2 mil espectadores, a montagem “Eros Impuro”, um dos projetos agraciados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, chega para quatro sessões gratuitas no Teatro Sesc Arena, em Rio Branco, de 22 a 25 de junho, quarta a sábado, às 20h. Na sessão do dia 22, haverá debate “A arte diz não ao abuso sexual contra crianças e adolescentes”, com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil que trabalham em defesa da infância. Neste dia, haverá presença de alunos de escola pública.
Nascido em Brasília em abril de 2011, “Eros Impuro” toca numa das mazelas da humanidade: a violação ao corpo infantil por meio do sexo e da erotização. Considerado tabu na sociedade, já que a maioria das vezes esse tipo de crime ocorre em ambientes ditos seguros para meninos e meninas (igreja, escola, lar), o abuso sexual é levado ao teatro por meio de uma linguagem sutil, que flerta com o universo subjetivo da criação. “O público não é submetido ao choque provocado por esse tipo de crime. Ele não é posto na poltrona como se tivesse diante de um noticiário sensacionalista. Usamos a delicadeza da arte para criarmos um âmbito que evidencia, sobretudo, as sequelas do abusado”, destaca o diretor e dramaturgo Sérgio Maggio, cujo texto foi premiado, na temporada paulista da montagem, como Melhor Dramaturgia de 2013 pelo Portal R7.       
A chegada a Rio Branco fecha um ciclo importante para o espetáculo, a itinerância pela região Norte. “Passar pelo Norte com Eros nos permitiu testemunhar a força da montagem numa área geográfica que, infelizmente, convive com violências contra a infância”, destaca o ator Jones de Abreu.  .

Pintura ao vivo
Na cidade, eles pretendem distribuir 1 mil unidades de cartilha de prevenção ao abuso. “Esse material nasceu de um pedido do nosso público, que sente a necessidade de informação para educar as crianças que o rodeiam”, completa Jones.     
Na cidade de Rio Branco, o grupo vai realizar atividades paralelas de formação de plateia em escola pública. Um dos destaques no escopo de viagem é a oficina gratuita “O Exercício da Crítica Teatral”, voltada para artistas, estudantes e amantes do teatro e ministrada por Sérgio Maggio (que tem mestrado em crítica pela Universidade de Brasília). Vai ainda ocorrer encontro com artistas locais para uma troca estética. 
“Eros Impuro” já circulou por 17 capitais, fez 120 sessões e foi visto por mais de 15 mil espectadores. Já esteve em festivais em Brasília. Vitória, Goiânia e Recife, além de turnês em Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Belém, Fortaleza, João Pessoa, São Luis, Porto Alegre, Natal, Porto Velho e São Paulo, onde realizou temporada de 25 sessões com êxito de crítica.

Sinopse
A narrativa revela o drama do pintor Andrei, que sofreu abusos quando criança e tenta se livrar, por meio da arte, da angústia que o persegue. Andrei acredita que encontrará sua redenção quando reproduzir na tela a mesma energia sentida no momento do ato de violência. Mas, como os modelos vivos usados por ele são garotos de programa, sua obra é vista como pornográfica. O pintor é julgado e marginalizado pela sociedade conservadora, e vê-se impedido de expor em galerias e acuado em seu processo obsessivo de criação.

A montagem
Inspirada também nos limites da arte erótica e no caos da criação artística, que envolve sanidade e loucura, a montagem “Eros Impuro” é fruto da fruição artística do diretor-dramaturgo Sérgio Maggio, que teve a ideia da obra depois da experiência criativa de observar uma tela do ator, artista plástico e protagonista da peça Jones de Abreu. A partir do quadro (que pontua como um gesto cotidiano pode incitar um pensamento erótico), o roteiro foi criado propondo um questionamento sobre as sequelas do abuso sexual.
Para criação da personagem Andrei, no processo de laboratório para viver o pintor, o ator Jones de Abreu visitou um hospital psiquiátrico em Brasília. Conversou com pacientes vítimas de abuso sexual, “algumas de sexualidade muito aflorada”, e que, portanto, são censurados pela sociedade. De sua visita à clínica, Jones tirou muitas características de seu personagem – principalmente de uma mulher que desenvolveu neuroses por ter sido vítima de violência sexual cometida, quando era criança, pela mãe.
 “Eros Impuro” tem figurino inspirado na obra de Arthur Bispo do Rosário - um parangolé, espécie de manto usado pelo ator. O cenário reproduz uma tela em branco que vai sendo pintada à medida que a iluminação traça seu desenho. A trilha sonora inclui trechos de peças radiofônicas do ator e diretor francês Antonin Artaud. Também há o recurso da projeção de vídeos caseiros, retratando casais em relações sexuais e projeções de obras de artes eróticas.

EROS IMPURO.
DIREÇÃO E TEXTO – SÉRGIO MAGGIO.
COM JONES DE ABREU.
ILUMINAÇÃO: VINICIUS FERREIRA.
COORDENAÇÂO PEDAGÓGICA: TAINÁ BALDEZ.
PRODUÇÃO RIO BRANCO: Marques Izídio. 68 9989-5506
TEMPORADA: DE 22 A 25 DE junho, ÀS 20h, NO TEATRO Sesc Arena
ENTRADA FRANCA.
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 18 ANOS.
DEPOIS DA SESSÂO DO DIA (22/06), HAVERÁ O DEBATE A ARTE DIZ NÃO AO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
CONTATOS ENTREVISTAS: (61) 99232-2235 (Sérgio)/ 99937-7180(Jones) e 3045-9905 (Criaturas)

ENCONTRO DE ATORES E OFICINA

Com a equipe de direção de “Eros Impuro”, atividade inscrita no Programa Petrobras Distribuidora de Cultura:
                    (a) Trocas de experiências/linguagens                   
LOCAL: Teatro Sesc Arena
DIA E HORÁRIO: 24 de junho, de 15h às 17h
DURAÇÃO: 120 min
INSCRIÇÃO: gratuita, entrada sujeita à lotação de vagas.
CAPACIDADE: 40 vagas
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Não recomendado para menores de 14 anos  

OFICINA O EXERCÍCIO DA CRÍTICA TEATRAL:
Nove horas/aula com fundamentos sobre a crítica contemporânea para artes cênicas.
LOCAL: Teatro Sesc Arena
DIA E HORÁRIO: Dia 25 de junho, das 9h às 17h
CAPACIDADE: 20 vagas
DURAÇÃO: 9 horas
Inscrições: erosimpuro@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário