Languages

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

No destaque do crítico Moisés Nascimento

O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, organizado pela prefeitura municipal, irá percorrer os principais espaços da cidade – Teatro da Ufes, Sesi, Carlos Gomes, Centro Cultural Carmélia, Estação Porto, e Fafi – além da Praça Costa Pereira e bairro Itararé, locais onde acontecerão as apresentações de Teatro de Rua. Nos próximos 10 dias, a cidade vai respirar espetáculos de diversas temáticas, linguagens, sabores, encenados por respeitadas companhias teatrais, locais e nacionais.

De minha parte, fiz aqui a minha lista de peças imperdíveis que desejo compartilhar com os nossos ouvintes/leitores (de imediato, é importante frisar que se trata de uma seleção pessoal, sem nenhuma pretensão de qualificar “isto” ou “aquilo” como de qualidade ou não). (...)

NACIONAIS E INTERNACIONAL:

Tio Vânia (Aos Que Vierem Depois de Nós) – Grupo Galpão (MG). Dia 13, quinta-feira, Teatro Carlos Gomes, 21h.

Encenação e adaptação da peça Tio Vânia, do escritor russo Anton Tchecov.

L’Ode Triomphale – Groupe Théàtre D’Or (França). Dia 14 e dia 15 – Sexta e Sábado – Teatro Carmélia, 20h.

Espetáculo experimental, que envolve a performance, a poesia, o teatro e a dança. Tem como texto base o poema “Ode Triunfal”, do heterônimo pessoano Álvaro de Campos.

Eros Impuro – Brasília (DF). Dia 15, Sábado, Teatro do Sesi, às 19h e 21h.

Escrito e dirigido pelo crítico teatral brasiliense Sérgio Maggio, o espetáculo é um monólogo protagonizado pelo ator J. Abreu. A peça discute o erotismo e a pornografia, bem como os limites moralizadores que demarcam essas definições.

Guerreiros da Bagunça – Pernambuco. Dia 16, Domingo, Teatro do Sesi, 17h.

Texto do gaúcho Guto Greco, dirigido por Rudimar Constâncio, trata-se de um musical infanto-juvenil inspirado em Romeu e Julieta, de Shakespeare. Aqui, o clássico inglês ambienta-se num lixão e é protagonizado por gatos e ratos.

Depois do Filme – Rio de Janeiro. Dia 20, quinta-feira, Teatro da UFES, 21h.

Dirigido, encenado e escrito pelo excelente Aderbal Freire-Filho, a trama apresenta um “personagem que se percebe nos seus últimos momentos de energia, criação, vitalidade e que não se conforma com o fim da vida (ou do filme)”.

Vale a pena assistir a esta encenação, que marca o retorno de Aderbal aos palcos, depois de anos dedicados somente à direção e à escrita.

Sua Incelença, Ricardo III – Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare (Natal/RN). Dia 21, sexta-feira, Teatro Carmélia, 20h.

A Cia Teatro Clowns de Shakespeare é conhecida pela sua proposta de adaptação das obras de Shakespeare ao contexto brasileiro, aos poetas populares ou, como preferem dizer: “um Shakespeare com sotaque nordestino, um Shakespeare com tempero potiguar”. Daí, podemos esperar que algo inusitado com o Ricardo III inglês irá acontecer em terras capixabas. Só aguardar para conferir.

Moisés Nascimento é graduado e Mestrando em Letras pela UFES. Compositor, músico e professor de literatura. Atualmente é colaborador do Portal Yah! através do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário